.

.

29 de janeiro de 2012

34,9º

Hoje tive a minha primeira amostra do que é sentir os primeiros efeitos do estado clínico de Hipotermia. Passei claramente pela primeira etapa em baixo descrita, o que em mim é mais do que natural, e passei ainda pela segunda etapa.

Com alguma racionalidade fui para casa aquecer tomar um chá e encher um saco de água quente. Voltar ao ritmo cardíaco normal, à minha cor rosada e à clareza de pensamento. Colocar o termómetro e perceber que após dez a quinze minutos num ambiente quente ele ainda marcava 34.9º fez-me chegar à conclusão que não estou habituada a este tipo de ambiente e ajudou-me a compreender melhor o contexto que me rodeia.
Percebi que a meia dúzia de ambulâncias que vi não estavam aqui por causa dos bêbedos, como era costume eu pensar, mas pela facilidade com que podes chegar a este estado clínico - mesmo agasalhada usando gorro, botas de pelo, casaco polar e cachecol - sem te aperceberes muito bem do que está a acontecer. Bastaram cerca de 80 minutos ao frio (-6), sem muito movimento e talvez algum contexto orgânico e ambiental.



Primeira etapa
A temperatura corporal cai de 1 a 2 graus Celsius abaixo da temperatura normal. A pessoa tem arrepios, a respiração torna-se rápida, as extremidades ficam adormecidas (mãos e dedos dos pés)  com dificuldade de utilizá-las para efetuar tarefas.
Segunda etapa
A temperatura corporal cai de 2 a 4 graus Celsius abaixo da temperatura normal. Os arrepios são mais intensos, os movimentos são lentos. As extremidades ficam azuladas, há um pouco de confusão. Apesar disto a vítima está consciente.

6 comentários:

Calíope disse...

80 minutos sem muito movimento a -6ºC?!!! Estavas a fazer de mulher-estátua? :) (Espero que já estejas melhor)

Ana disse...

Olha, a primeira etapa sinto-a muitas vezes. As extremidades adormecidas e arroxeadas, a respiração e o ritmo cardíaco acelerados. O que me leva a pensar que, muito além da vontade, a adaptação a outras latitudes traz desafios que não atravessam a nossa imaginação quando nos deixamos levar pelo entusiasmo que seria viver num outro país. :) Também tenho de ter em conta que devo ter sangue de barata ou assim porque, mesmo com as temperaturas lusas, "morro" de frio no Inverno.

Pimpas disse...

Obrigada Calíope. Estou melhor sim. Depois de aquecer e ficar em casa uns 45 minutos voltei para ver. Fui mais agasalhada e não fiquei tanto tempo. Tinha ido ver o cortejo do Entrudo, estava a ser tão engraçado que não me apercebi do tempo que fiquei ao frio. Obrigada pelas dicas. ;)

Ana: de uma maneira geral sempre senti mais frio aí, porque as casas e os estabelecimentos não estão devidamente aquecidos e porque o vento por aí é cortante. Contudo, as temperaturas muito baixas são sempre perigosas e devemos tomar algumas precauções. ;)

Ana disse...

Mafaldocas, levar uma termos com chá/café quentinho ajuda a aguentar essas estadias no frio para ver as festas. :) O Ikea tem umas de 1l muito fixes, ideias para levar na mochila.

Beijinho quentinho. :)

Linita disse...

ja sei que estas melhor e ainda bem. Se fosse eu, nao tinha esse problema porque sou gordinha. Uma das vantagens.Mas a dica da ana esta otima "uma termo na mochila..." com liquido quente é seguramente uma ideia excelente.

António Manuel disse...

Ai, ai estavas a gostar tanto que... voltaste?!
É bem verdade que as fotos estão espantosas, mas tu és um "ser de sol" e tens que ter cuidados dobrados nas "terras frias", e entre eles está o resistir às tentações!
Tem cuidados que as previsões não são nada animadoras, pelo menos para a ponta ocidental da Ibéria.

Beijinhos