.

.

2 de janeiro de 2012

do grego "eudaimonia"











Ontem comprei uma revista (Saber Viver - nº 139) que continha um artigo que falava sobre a Felicidade. Nunca li tanto sobre a Felicidade como agora, que esconjuramos 2012; mas este tema é secular e intemporal.
Somos felizes? O que é ser feliz? Temos/podemos procurar a felicidade ou ela é um estado de espírito exterior à nossa determinação? Do que precisamos para sermos felizes? É a felicidade uma questão de sim ou não?
Comecemos como começa o artigo; há uma ideia estereotipada de felicidade, crer que a felicidade está na beleza física, no sucesso financeiro ou no reconhecimento dos pares, acreditar que ser feliz é igual nos quatro cantos do mundo e para toda a gente. Segundo este artigo, que se baseia num estudo de Dan Beuttner, investigador e escritor, as pessoas mais felizes têm o suficiente para cobrir as suas necessidades e focalizam a sua energia no desenvolvimento das suas amizades; trocam o status por um trabalho significativo; fazem pequenas férias e têm hobbies enriquecedores; mantêm-se em forma; fazem voluntariado e integram comunidades baseadas na fé. Dan Beuttner refere ainda que “ a felicidade é contagiosa”. Depois disto, fiquei a pensar: Quando é que me sinto feliz?
Nem sempre sou feliz com as mesmas coisas e por vezes o que me faz feliz num momento não resulta no outro. Por outro lado, as coisas materiais deixam-me feliz durante menos tempo que alguns pequenos instantes de vida. Às vezes acho que não sei bem o que é ser feliz. Ser feliz pode ser acordar de manhã e sentir o sol, brincar na neve ou abraçar o meu cão, ouvir uma música que me fala ao ouvido, viajar acompanhada, sentir um prazer enorme ou uma saudade profunda, redigir o que me vai na alma, dançar um tango, estar com a família ou ver a minha afilhada, ler um poema ou apreciar uma obra de arte?...
Fiquei a pensar... Talvez só sejas feliz quando deixares de concentrar-te no tempo em que deixas de ser feliz e passares a concentrar-te naquele em que deixas de ser infeliz.

2 comentários:

Ana disse...

És feliz nos momentos em que sentes e sabes que o és, independentemente do que estejas a fazer. ;)

Espero que hoje (especialmente ;)) mas em todos os outros dias também, consigas, num qualquer instante das vinte e quatro horas, sentir que sim, que és feliz.

Beijinho grande!

Pimpas disse...

Obrigada Ana, um beijinho grande de felicidade. ;)