.

.

27 de fevereiro de 2012

Tenhamos nós a coragem para o praticar.

A Sociedade, a Economia e até a Natureza adaptam-se, é a ordem natural das coisas e uma crise ainda que faça sofrer e que indigne, não deixa de ser uma adaptação ao que não estava bem. Atenção, uma crise não é como uma guerra, a crise não surge de uma decisão absoluta, ela é, num plano económico, um ajuste "natural" de desequilíbrios persistentes. Ainda que não perceba muito de economia entendo que como qualquer sistema em constante evolução, nele há, inevitavelmente, necessidade de readaptação, tal como acontece na Natureza. Bem sei que na sua génese, os dois planos são antagónicos mas há algo de consequente e ajustável em ambos.
Um terreno também alui se o seu solo não estiver bem aglomerado despedaçando-se as suas terras para se encaixarem noutro plano qualquer.

É óbvio que difícil será para qualquer Ser Humano, atravessar uma crise, mas com ela temos que aprender e mudar e é assim que impiedosamente também evolui uma sociedade, porque infelizmente por vezes parece absolutamente necessário, ou então mais brandamente através da educação e civilidade de um povo.

Com racionalidade e sem culpabilizações, mesmo sabendo de uma causa-efeito pensemos com a clareza e a imparcialidade possível no que nos trouxe aqui e o que precisamos de mudar para de seguida, termos nós a coragem de o praticar.

Sem comentários: