.

.

13 de dezembro de 2012

1 dia em Nuremberga

Se tivesse que viver na Alemanha... Nürnberg

A visita foi muito curtinha. O objetivo era o famoso Christkindlesmarkt, mas consigo deixar algumas impressões mais ou menos fidedignas da cidade que conta com o menos número de mortes civis durante a II Guerra Mundial.

Christkindlesmarkt


Dos Mercados de Natal que fazem parte, desde a idade média, da identidade do povo alemão um dos que devem vistar é o de Nuremberga. É enorme e sem dúvida muito bonito. Fica situado na praça central em redor de edifícios centenários e de uma câmara municipal deslumbrante, nele deslocam-se todos os anos milhares de alemães e Ausländerern por entre fileiras de cabaninhas a cheirar a canela, açúcar e vinho doce. 

Historische Felsengange



Parte do solo da cidade de Nuremberga é constituído por rocha de areia, que apesar do nome indicar o contrário é uma rocha bastante sólida e segura. Reza a história que, durante séculos, os cidadãos de Nuremberga foram construindo caves por baixo das ruas da sua cidade para conservarem a preciosa cerveja alemã. No subsolo as temperaturas eram estáveis, rondando os 7 graus no Inverno e os 12 no Verão, e por isso o mundo subterrâneo continha as condições ideais para a fermentação e conservação da cerveja. Cada produtor de cerveja (e eram muitos) era obrigado a construir uma cave para produzir e armazenar a sua produção. Assim, o subsolo de Nuremberga é por si só um dos maiores labirintos de caves que chegam a quatro andares abaixo do solo (cerca de 15 a 18 metros). Muitas das vezes, estas caves eram ligadas uma às outras criando túneis muito extensos. Durante a II Guerra Mundial, com a ajuda dos presos de guerra, foram construídos nas praças da cidade novos túneis de ligação e novas entradas e saídas para o exterior das caves com o objetivo de albergar e proteger os cidadãos durante os bombardeamentos, note-se que aos presidiários que construíram os túneis não lhes foi permitida a permanência nos abrigos. Por isto, Nuremberga é a cidade que conta com o menor número de mortes civis durante a II Guerra. No fim da Guerra, Nuremberga foi das poucas cidades alemãs a optar por reconstruir a cidade com o traçado original e não com edifícios modernos para a altura, esta decisão fez com que, atualmente, a cidade seja uma das mais bonitas cidades alemãs. 

1 comentário:

Ana disse...

Tenho uma amiga que nasceu aí e, coincidência das coincidências, os dias que passei em Seia, com ela, aconteceram porque os pais foram visitar família e esse Mercado de Natal incrível! :)

(Quando chegam vocês?)