.

.

3 de julho de 2012

Dizemos "Partícula - Deus" e não "Partícula de Deus"

Se  não fosse o que sou gostava de ter estudado física e/ou filosofia para perceber melhor notícias como esta. Se eu fico entusiasmada com a notícia em que o CERN anuncia que descobriu uma nova partícula subatómica que pode ser o Bosão de Higgs imagino os físicos que dedicam uma vida a este estudo.

"A existência do bosão de Higgs foi postulada na década de 1960 pelo físico britânico Peter Higgs. Antes dele, Isaac Newton descobrira que a gravidade é a força de atracção que existe entre todas as partículas com massa e Albert Einstein demonstrara a equivalência entre massa e energia, mas nada disto serviu para responder a duas questões: o que é, afinal, a massa, e de onde é que ela provém?

Enquanto esta partícula subatómica não for detectada, os cientistas não conseguem explicar a existência da própria matéria, à luz do actual modelo de compreensão da matéria e das forças que a unem - o chamado Modelo Standard. Por outras palavras, sem o bosão de Higgs fica mais difícil explicar porque é que existem coisas no Universo." Aquiaqui e aqui também.


6 comentários:

Linita disse...

Náo percebi nada do que li fiquei com aquela sensação de vazio e de interrogacão como quem diz: mas o que é que se passou aqui?

Pimpas disse...

Pois, acredito. Também não percebo muito mas fico entusiasmada com o que tenho lido. Tens que ir ver os links que adicionei. (nas palavras aqui).

Ana disse...

Fico toda aos pulinhos com coisas assim. E vou seguindo link a link e lendo mais e depois só tenho vontade de viver 1000 anos para aprender muito mais do que aquilo que é possível aprender no tempo que nos é permitido estar por aqui. Fico com borboletas na barriga! :)

Pimpas disse...

Ana: faço das tuas as minhas palavras. é exatamente o que sinto, fico mesmo entusiasmada e gostava muito de ser um físico, mesmo sabendo que alguns não vivem para ver estas descobertas. Também fico dececionada com a quantidade de tempo que nos é dada para podermos apreciar estas maravilhas. ;)

Linita disse...

Hoje Todos os jornais passam na primeira pagina informação com um texto mais legível. Assim entendi melhor, mA vou ver os links

Linita disse...

Li o publico e está entendido já tinha lido os outros mas gostei particularmente deste. É uma coisa fantástica ...