.

.

10 de março de 2013

Prima Ballerina Assoluta a Unrequited love

LOVE is the strongest form of like. Prima Ballerina a alegoria de um amor.




A Prima Ballerina Assoluta não é um monstro de sete cabeças mas é algo que só aparece de 10 em 10 anos ou até mesmo de 20 em 20. Origina-se a partir da união de diversos fatores que, sendo forçosamente semelhantes, dão no entanto origem a uma identidade única no mundo do ballet clássico.

Uma Prima Ballerina medra como um sonho de criança, ingenuamente delineado. Depois constrói-se e torna-se escultura após anos de dedicação e muito esforço. Esculpe-se com uma grande dose de sacrifício e dor.
Não é sequer o amor pelo ballet aquilo que impele a Prima Ballerina, isso são só as palavras bonitas e o cliché de quem nunca soube o que é ser bailarino.
Aquilo que move a Prima Ballerina Assoluta é a vontade de se exceder, sempre, é sentir que a vida não pode persistir sem a dança. É querer consumar um desígnio a cada momento e saber, no entanto, que não há conclusão possível para ele. A Prima Ballerina Assoluta assenta num aperfeiçoamento infinito. A ela apetece tanto findar quanto mais viver para o ser.
A Prima Ballerina não escolhe ser, ela é. É como as  Rochas de Moeraki na Nova Zelândia vagarosamente esculpidas ao longo de milhares de anos, ou como o Grande Buraco Azul do Belize extraordinário e irrepetível ou ainda rara como os arco-íris de fogo.
Aquilo que a mantém viva é um amor irrefletido e desgravitado. Um amor que não se explica, que só se sente. Porque é do corpo e é do coração, e esse amor não tem lugar na razão. Chega a ser masoquista e inconsequente. Assemelha-se mais a uma predestinação  do que a uma preferência ou um escolhimento.

Depois disto a Prima Ballerina Assoluta assemelha-se mais a um ser imaginário do que a uma pessoa, mas ela tem um rosto e tem um nome chama-se Anna Pavlova, Alicia Alonso, Galina Unalova, Margot Fonteyn, Diana Vishneva...

1 comentário:

Ana disse...

Contando que esteja a pronunciá-la decentemente, acho que passei a adorar essa palavra também!