.

.

7 de abril de 2013

TIROL - St. Anton/Zurs/Lech impossível esquiar a mesma pista duas vezes

Estar de volta é bom, sim senhora, mas estar de férias é melhor. Principalmente quando chegas a casa e tens 4 máquinas de roupa para fazer. Agradeço o facto de estar tanto frio lá fora (0 graus e floquinhos de neve), porque assim sou obrigada a usar a máquina de secar roupa, caso contrário seria ainda somado ao trabalho anterior a tarefa de estender e apanhar a roupa mais 4 vezes.

Cheguei ontem do Algarve dos ricos aqui da zona. Fui 3 dias para uma estância de esqui na Áustria que, não fosse a neve e o frio, em muito se compara com Vilamoura ou algo assim do género. St. Anton am Alberg, Lech am Alberg e Zurs am Alberg são algumas das pequenas vilas/estâncias de esqui que ficam rodeadas pelos Alpes Austríacos; inúmeras montanhas, algumas com mais de 2500 metros de altitude, que se estendem ao longo de vários quilómetros; e distanciadas entre si por poucos quilómetros que podem facilmente ser percorridas pelas dezenas de pistas de esqui que as ligam umas às outras. 

Tudo está pensado ao milímetro para que possas desfrutar a cem por cento do que a(s) estância(s) de esqui têm para oferecer-te. Desde simplesmente ficares a tomar um chá quente na esplanada do bar enquanto aprecias a luminosidade do sol a refletir na neve imaculada das montanhas, até ires de cable car / funitel / Chair lift / T-bar até ao cimo da montanha e esquiares nas pistas mais radicais que existam. Lá em cima, podes ainda apreciar as vistas deslumbrantes das montanhas repletas de neve, apanhar um bronze numa cadeira de esplanada ou conversar com os amigos enquanto bebes uma cerveja, antes de iniciares a descida. :)
Caso não tenhas carro tens disponível um comboio que pára bem no centro das vilas repletas de hotéis, lojas e restaurantes, também há autocarros diários e grátis que te levam até ao início da estância de esqui.
Se não gostas de esquiar tens sempre cross countrie para fazer, podes escolher caminhar por entre as montanhas, podes esquiar no gelo ou simplesmente divertires-te a descer de Tobogan. As montanhas estão aproveitadas até à exaustão e ainda assim diria que a pegada humana naquele lugar não é excessivamente sentida. 

Para mim, que venho de um país onde as férias são feitas na praia, com água em estado líquido e pouca roupa, sem mapas a não ser os das estradas, é toda uma nova aprendizagem perceber as potencialidades deste lugar, entender os mapas e simbologias e habituar o corpo ao peso das botas e dos esquis, das camadas de roupa e dos movimentos subtis de um esquiador a descer uma colina a 25 quilómetros hora.  Está claro que no primeiro dia fiz muito Sku, mas no segundo já fiz mais Ski. :)

Aquilo que rapidamente me vem à mente é agradecer por poder ter estas experiências na minha vida. 

2 comentários:

Calíope disse...

Foste mesmo para as pistas? És a minha ídola! :)

Pimpas disse...

Fui para uma pista super. Mas depois eu mando email e conto-te. ;)